Obesidade tem causas profundas, saiba como prevenir!

Obesidade tem causas profundas, saiba como prevenir!

Parece fácil, mas a mudança de hábitos e a busca por um estilo de vida saudável é um desafi­o, especialmente para as pessoas com obesidade. Essa mudança vai além de ser uma questão de escolha e força de vontade.

Confira agora uma guia completo sobre obesidade que retiramos do Blog*1 de é uma de nossas parceiras em planos de saúde.

O que é a obesidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS), defi­ne a obesidade como o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Ela é uma condição crônica, progressiva, complexa, e multifatorial e que traz inúmeros riscos para a saúde. Uma pessoa apresenta diagnóstico de obesidade quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2, sendo que a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

Nem todas as pessoas desenvolvem obesidade: é preciso ter predisposição genética. Não é uma escolha individual, mas uma consequência de diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.

Os de origem genética podem começar desde o útero e vão impactar a saúde da infância até a vida adulta. Outros componentes também podem contribuir como o estresse, sedentarismo, privação do sono, uso de medicamentos, dentre outros. A intensidade de cada um destes fatores é variável e se apresentará de forma diferente em cada indivíduo.

Consequências da obesidade

A obesidade é um dos principais fatores de risco para várias doenças como:

  • Diabetes tipo 2;
  • Doenças hepáticas;
  • Asma;
  • Hipertensão;
  • Apneia do sono;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Acidente vascular cerebral;
  • Derrames;
  • Problemas respiratórios;
  • Diversas formas de câncer

Além disso, a obesidade causa prejuízos à qualidade de vida e impactos emocionais como baixa autoestima, isolamento social e até problemas de saúde mental, como a depressão.

Prevenção

Parece fácil, mas a mudança de hábitos e a busca por um estilo de vida saudável é um desafi­o, especialmente para as pessoas com obesidade. Essa mudança vai além de ser uma questão de escolha e força de vontade.

Entretanto, há algumas formas de prevenir a doença:

  • Alimentos processados e industrializados: evite esse tipo de alimentação, pois ela é rica em gorduras saturadas, sódio e açúcares, o que pode levar ao ganho de peso e à obesidade.
  • Alimentação saudável: invista em uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e vitaminas.
  • Bebidas açucaradas: reduza o consumo de refrigerantes, sucos industrializados e energéticos que são fontes de açúcar.
  • Exercícios físicos: praticar atividades físicas regularmente é importante para manter o equilíbrio entre o consumo de energia e a queima de calorias, prevenindo o acúmulo de gordura corporal. Você pode optar por caminhadas, corridas, exercícios físicos, natação, entre outros.
  • Durma bem: a falta de sono pode afetar o metabolismo e levar ao ganho de peso. Durma bem e tenha um sono de qualidade.
  • Reduza o estresse: o estresse crônico também pode afetar o metabolismo. Reduza através de atividades como meditação, yoga, entre outros.
  • Controle de peso: é fundamental para evitar o acúmulo de gordura corporal. Isso pode ser feito através do acompanhamento do índice de massa corporal (IMC) e da adoção das medidas que citamos.

     E para os pequenos as principais dicas incluem:

  • Estimule atividades físicas regulares de acordo com a idade e preferências da criança. Pode ser esportes, caminhadas ou brincadeiras ao ar livre.
  • Reduza o tempo de tela, como televisão, videogame e celulares. Limitando o tempo de exposição diária a menos de 2 horas e priorizando atividades que estimulem a criatividade e o movimento.
  • Estabeleça horários regulares de alimentação e lanche, evitando pular refeições ou comer em horários impróprios, pois pode aumentar a vontade de comer em excesso.
  • Faça consultas regulares com um pediatra para monitorar o crescimento e desenvolvimento da criança, principalmente se ela tiver pré-disposição genética a obesidade.
  • Lembre-se que as crianças estão em fase de desenvolvimento e estabelecer limites e regras é fundamental nessa etapa. Uma criança saudável se torna um adulto saudável!

Além de todas essas dicas, vale ressaltar a importante das consultas regulares com um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista, para monitorar a saúde e receber orientações sobre hábitos saudáveis. 

Conte com a Jac Security para ajudar no cuidado da sua saúde

A Jac Security e parcerias apoiam essa campanha e encoraja você, a realizar os seus exames. Entendemos a importância de cuidar da saúde, por isso faz diferença contratar um plano de saúde conosco. Nos preocupamos em entender a sua necessidade, do início ao fim, trazendo soluções em planos de saúde e odontológico de acordo com o seu perfil. 

Você já tem plano de saúde? Se não tem ou deseja trocar sua operadora de plano de saúde é bem simples, basta entrar em contato com nossos consultores!

Contrate um plano de saúde e fique tranquilo!

Quer conhecer as ofertas que possuímos em planos de saúde? Entre em contato agora mesmo para proteger a saúde de quem você ama!!

Se preferir deixe seus dados clicando aqui, que nossos corretores entraram em contato!

Confira outros post do blog aqui!

  1. *Créditos: Blog da Affix ↩︎

O CONVÊNIO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS, COM AS CONDIÇÕES QUE NUNCA ENCONTROU!

Solicite Agora sua Cotação Online, É rápido, fácil e prático!

Solicite o seu plano ideal

Entre em contato ou clique em Simulação